EXAME indica os bancos com melhores taxas para financiamento de veículos

Segue a matéria publicada no Portal EXAME (todos os direitos reservados):

Com a taxa básica de juros (Selic) acima de 10% ao ano, os consórcios de carros ficaram mais vantajosos para quem deseja comprar um veículo e não tem o dinheiro em mãos. Mas para quem tem pressa de adquirir um carro, é ainda mais importante pesquisar as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) de um financiamento em diferentes instituições financeiras.

Quando a taxa básica de juros da economia fica mais alta, a tendência das demais operações de crédito também é de elevação. Assim, os custos dos empréstimos e financiamentos a pessoa física vêm crescendo, desde que a Selic entrou em seu último ciclo de alta.

Ainda assim, o custo do financiamento de um carro costuma ser baixo em relação a outras linhas de crédito que não exijam qualquer garantia. A possibilidade de o banco retomar oveículo em caso de não pagamento faz com que o bem sirva de garantia e reduza o custo do financiamento.

Na hora de pesquisar as taxas, o consumidor deve levar em conta tanto os bancos das montadoras quanto as instituições financeiras tradicionais. É importante olhar não só para a taxa de juros, como também para o CET, que inclui custos como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e algumas taxas e seguros que muitas vezes podem ser retirados a pedido do cliente.

Os bancos das montadoras, que normalmente têm taxas subsidiadas pelas próprias montadoras, costumam oferecer juros mais em conta, mas o CET pode ficar mais caro. Se retiradas algumas taxas do CET, contudo, é possível que o custo do financiamento na montadora volte a ficar vantajoso em relação ao dos grandes bancos.

Na tabela a seguir você encontra as taxas de juros médias efetivamente praticadas pelos bancos na semana de 14 a 20 de fevereiro, data da última atualização do Banco Central. As informações são fornecidas ao BC pelas próprias instituições financeiras:

 

Banco Taxa de juro ao mês (%) Taxa de juro ao ano (%)
HSBC 1,47 19,20
Caixa 1,48 19,34
Banco do Brasil 1,57 20,51
Itaú Unibanco 1,69 22,29
Santander 1,70 22,38
Bradesco 1,76 23,25

Fonte: Banco Central Período: 14 a 20 de fevereiro

 

Entre os bancos de montadoras, o banco Volkswagen e o da Honda, por exemplo, informaram taxas de juros menores que a do HSBC, que é o grande banco mais em conta. No primeiro, a taxa foi de 1,40% ao mês (18,20% ao ano) e, no segundo, foi de 1,38% ao mês (17,92% ao ano). Já o banco Toyota, por exemplo, não informou taxas tão em conta: 1,53% ao mês, ou 19,93% ao ano.

É notável a diferença entre as taxas de juros praticadas atualmente e aquelas praticadas no início de setembro, quando a Selic estava em 9,00% ao ano. Na ocasião, os juros mensais dos grandes bancos variavam de 1,32% a 1,62%.

Outra opção para a compra de um carro é o leasing, ou arrendamento mercantil. Nesse caso, o carro permanece em nome do banco, e ao final do prazo de pagamento você pode optar por passá-lo para o seu nome ou trocar de carro. O custo dessa modalidade também se eleva quando a Selic aumenta.

Veja na tabela abaixo o custo do leasing em todas as instituições financeiras que informaram suas taxas efetivamente praticadas ao Banco Central na semana de 14 a 20 de fevereiro:

Instituição Taxa de juro ao mês (%) Taxa de juro ao ano (%)
Cia. de Arrendamento Mercantil RCI Brasil (Renault) 1,09 13,83
Banco Itaucard 1,34 17,25
Safra Leasing 1,41 18,28
Banco Toyota 1,42 18,37
Bradesco Leasing 1,45 18,90
Bradesco Financeira 1,46 18,94
Banco Volkswagen 1,81 24,04

Fonte: Banco Central Período: 14 a 20 de fevereiro

A matéria integral pode ser acessada aqui. Lá, há um vídeo com maiores orientações sobre as taxas de juros de financiamento e leasing para aquisição de veículos.

Anúncios

Sobre Laiane Caetano

é advogada militante e pesquisadora independente, especialista em Direito Empresarial pela PUC Minas.
Esse post foi publicado em Indicação de leituras e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s